quinta-feira, 4 de maio de 2017

A importância do Consumo Diário de Zinco

Nutrição, Nutricionista, Ramon Batista, Zinco, Carnes, Nutrientes, Minerais, Nutrição Funcional, Castanhas

Bom dia! Hoje vou falar um pouco sobre um mineral essencial para o funcionamento do nosso organismo, principalmente no que diz respeito ao sistema imunológico e maturação sexual. Já sabem qual é? Acertou quem pensou no Zinco! 

O Zinco é um mineral presente principalmente nos alimentos de fonte animal, tais como as carnes vermelhas, de aves e peixes. Também é encontrado nos feijões, arroz selvagem, ervilhas verdes, noz pecã, espinafre e castanhas. 

Dentre os benefícios do zinco podemos citar o aumento da disposição, melhora do apetite, aumento da função imunológica, melhora da qualidade dos espermatozóides, redução do estresse oxidativo e detoxificação de metais pesados. 

Pessoas que possuem doenças intestinais, tais como a doença de crohn e doença celíaca, podem ter uma absorção de zinco prejudicada.

A deficiência de zinco pode causar anorexia, alterações no paladar, alterações no comportamento, intolerância à glicose, hipogonadismo (função prejudicada dos testículos nos homens e ovários nas mulheres), disfunções imunológicas, cegueira noturna, retardo do crescimento em crianças, atraso da maturação sexual, pele espessa e dificuldades para cicatrização. 

A recomendação diária para ingestão de zinco varia de acordo com o sexo, idade e estado nutricional. De acordo com as DRI’s, adultos necessitam de 8 a 11mg/dia, grávidas: 11 a 13mg/dia e lactantes: 12 a 14mg/dia. 

Consulte um nutricionista para um acompanhamento individualizado! 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...