A intolerância à lactose é uma síndrome em que as pessoas apresentam sintomas gastrointestinais como cólicas, diarreia, plenitude gástrica e gases após o consumo de alimentos que contenham lactose.
A lactose é um açúcar presente em grande quantidade no leite. Esse açúcar é quebrado por uma enzima chamada lactase, presente e produzida em nosso intestino. Quando há deficiência dessa enzima a lactose não é digerida e acaba gerando os sintomas que citei anteriormente.
O quadro de intolerância a lactose pode ser algo momentâneo devido ao consumo de antibióticos, álcool, disbiose intestinal e consumo de alimentos de má qualidade nutricional. Nestes casos tratamos o intestino para que ele fique saudável e volte a produzir a quantidade ideal da enzima lactase.
Os alimentos a base de leite sem lactose possuem em sua composição a enzima lactase e por essa razão não geram os sintomas gastrointestinais, porém dependendo do nível de intolerância algumas pessoas podem ter desconfortos.
Geralmente no consultório eu analiso o consumo alimentar e medicamentoso dos meus pacientes para verificar se há alguma razão para o quadro de intolerância a lactose. Descobrindo a possível causa começo o tratamento com reposição de microbiota intestinal, aumento do consumo de água, diminuição de alimentos de baixo valor nutricional e aumento de fibras alimentares. Depois disso inserimos a lactose aos poucos, começando com os alimentos que tenham menor quantidade deste açúcar e aos poucos vamos aumentando.
Existe um exame para o diagnóstico da intolerância a lactose. Neste você consome a quantidade de lactose equivalente ao que encontramos em 1 litro de leite e fica no laboratório durante duas horas para que seu sangue seja colhido de 30 em 30 minutos. Caso sua glicemia aumente significa que a lactose está sendo quebrada no intestino e sendo absorvida para corrente sanguínea. Se os valores de glicemia não aumentarem então você tem uma deficiência da enzima lactose e consequentemente, intolerância à lactose.

Nenhum comentário:
Postar um comentário