Como vocês já devem saber, sou nutricionista e amo atuar na área esportiva! Por essa razão resolvi escrever este texto falando um pouco sobre a composição corporal de atletas de Jiu-Jitsu e como alguns destes erram feio no controle e definição da categoria de peso para competições.
Quando um nutricionista se refere a composição corporal ele não se baseia apenas no peso corporal da pessoa, mas sim no seu percentual de gordura e de massa muscular. Muitas pessoas podem pesar 40Kg e terem 40% de gordura corporal, equivalente a 16Kg de gordura, sendo que algumas outras podem pesar 80Kg e terem apenas 7% de gordura corporal, equivalente a 5,6 Kg de gordura. Neste caso, o indivíduo com o maior peso poderia ser classificado como o “mais saudável” por apresentar um percentual de gordura corporal menor.
Em lutadores de Jiu-Jitsu nos preocupamos com a composição corporal em relação ao peso da categoria em que este atleta vai competir. No momento da luta queremos que ele esteja com um percentual de massa muscular maior que o de gordura corporal. Alguns estudos mostram que a média dos atletas (homens) de elite de Jiu-Jitsu é entorno de 10% de gordura corporal. Atletas de menor nível competitivo apresentam maior percentual de gordura corporal, ou seja, atletas com maior percentual de massa muscular podem apresentar vantagem em uma competição.
O que eu tenho reparado na prática clínica é que alguns lutadores de Jiu-Jitsu deixam para se preocupar com o peso de sua categoria bem próximo as suas competições, sendo que muitos deles não sabem quanto possuem de massa muscular ou de gordura, pois a única preocupação relatada é o peso corporal.
Por muitos pensarem apenas em se enquadrarem em suas categorias acabam utilizando de métodos não convencionais como jejum, baixo consumo de água, desidratação por meio de saunas, corridas, uso de diuréticos, laxantes, estimulantes e até mesmo indução de vômito. Métodos que podem causar queda de rendimento físico, afetar negativamente o aspecto cognitivo, trazer danos à saúde e até mesmo causar a morte.
No texto citei apenas uma das preocupações dos atletas de Jiu-Jitsu para o momento de suas competições, mas na Nutrição vamos além disso! Nos preocupamos com a saúde, melhora da composição corporal e aumento da performance física!
Se você é um atleta de Jiu-Jitsu ou de qualquer ou modalidade é essencial ter um nutricionista te acompanhando e auxiliando para que seus resultados sejam os melhores possíveis!

Nenhum comentário:
Postar um comentário