Antes de começar a falar sobre suplementos alimentares é importante saber que uma alimentação equilibrada, a não ser em situações especiais, atende às necessidades nutricionais de praticantes de exercícios físicos, inclusive de atletas de nível competitivo, sendo suficiente para repor as perdas decorrentes do exercício, não havendo necessidade do consumo de suplementos alimentares.
Entende-se que os suplementos devem ser utilizados quando as necessidades de nutrientes não estão sendo alcançadas pela alimentação, como é o caso de atletas profissionais, que são submetidos ao stress físico geral, metabólico, bem como quando suas necessidades nutricionais não são alcançadas por uma dieta equilibrada.
É um fato que vários suplementos de qualidade comprovada e prescritos por nutricionistas em quantidades adequadas, levando em consideração a individualidade dos pacientes, têm ótimos efeitos para praticantes de exercícios físicos, com ênfase nos atletas.
Quem já leu minhas publicações sabe que eu não considero pessoas que praticam apenas alguns minutos de exercícios físicos ao dia como atletas, sem falar que a maioria destas têm como objetivo principal a melhora da aparência física, ao invés do desempenho físico.
ANÁLISE DE ESTUDO CIENTÍFICO
Um estudo descritivo transversal feito com 104 praticantes de musculação de algumas academias de Caxias do Sul - RS trouxeram algumas informações bem interessantes sobre o conhecimento e consumo de suplementos alimentares.
De acordo com o estudo 58,6% da amostra fazia uso de algum suplemento alimentar no momento da pesquisa. A maioria era do sexo masculino, sendo que a média de idade era de 25 anos. Os principais suplementos utilizados por eles eram à base de proteínas (Whey Protein e BCAA), seguido dos suplementos de carboidratos (Dextrose e Maltodextrina). Quanto ao objetivo do consumo de suplementos alimentares, 57,4% da amostra responderam hipertrofia muscular.
![]() |
| Tabela retirada do artigo Conhecimento Sobre Suplementos Alimentares entre Praticantes de Exercício Físico pelas autoras Edilane Araújo Santos e Fernanda Bissigo Pereira |
O que me deixou triste com os resultados foi que a maioria dos praticantes de exercícios físicos faziam uso de suplementos alimentares de acordo com recomendação de Educadores Físicos e instrutores de academia, sendo que estes não tem permissão para fazerem prescrições de suplementos alimentares. Essa é uma atribuição do Nutricionista!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Fico me perguntando se as pessoas levam em consideração a saúde intestinal quando pensam em hipertrofia muscular. Só vejo gente consumindo proteína como se fosse água pensando que o seu consumo excessivo aumenta a massa muscular, visto que o intestino está literalmente uma bosta e não absorvendo nem metade do que é consumido.
Enquanto nutricionista me preocupo também com os micronutrientes que fazem parte de todo mecanismo de construção muscular, sendo a maioria destes encontrados naturalmente em frutas, hortaliças, grãos e em outros alimentos.
Todo esse texto teve como única função mostrar para vocês que muitas pessoas consomem suplementos alimentares por desejarem uma resposta rápida na construção muscular e estética, mas acabam exagerando no consumo ou não obtendo melhores resultados por não terem um acompanhamento individualizado com um nutricionista. É de suma importância que planos alimentares apropriados para as diferentes fases do exercício sejam seguidos, garantindo resultados mais expansivos, saudáveis e com maior economia financeira.
Ficou com alguma dúvida? Comente na publicação ou mande um e-mail para ramonbatistanutricionista@gmail.com
REFERÊNCIAS:
SANTOS, Edilane Araújo dos; PEREIRA, Fernanda Bissigo. Conhecimento Sobre Suplementos Alimentares Entre Praticantes de Exercício Físico. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo.v. 11. n. 62. p. 134-140. Mar/Abril. 2017. ISSN 1981-9927. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/743>



Um comentário:
É desmotivador ver que as pessoas não entendem a importância de acompanhamento com um profissional que esteja habilitado a lidar com o assunto. Infelizmente é bem comum. Muito bom o texto! Em poucas palavras mostra que a suplementação não se aplica a qualquer situação, sendo importante procurar um profissional para uma prescrição adequada. Parabéns, Ramonzao. Sucesso!!
Postar um comentário