A canela tem sido utilizada durante séculos com diversas funções, dentre elas as de temperar, aromatizar e conservar. Vários estudos mostram que essa especiaria possui efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos, antioxidantes, anti-tumoral, cardiovascular, antilipemiante e imunomodulador.
Muitas pessoas apelidaram a canela de “tempero antidiabético” pelo fato dela reduzir significamente os níveis de glicemia. Alguns estudos mostraram que o seu consumo diário diminuiu os níveis de glicose em jejum de 18 a 19% para 10,3 a 8,4%. Outros estudos mostraram que ela também reduz os níveis de glicose pós-prandial (níveis após uma refeição).
Pensaram que os efeitos benéficos da canela acabaram por aí? Estão enganados!!! Ela também auxilia no combate à proliferação de células tumorais, além de aumentar a atividade das famosas células CD8+.
Assim como um medicamento, é necessário utilizar a dosagem correta para obter os benefícios da canela. A recomendação mínima para efeitos benéficos é de 400mg em pó, até 4x ao dia, totalizando 1.200mg de consumo diário dessa poderosa especiaria!
Algumas outras recomendações dizem que você pode usufruir também dos efeitos benéficos da canela consumindo a tintura de 5m a 10ml ou a decocção da droga vegetal de 2g a 4g diariamente. Consulte um nutricionista para uma prescrição adequada!
Para elaboração deste texto foi utilizado como referência o livro Nutrição Clínica Funcional: Fitoterapia, da autora Natália Marques, editora VP. As páginas utilizadas foram as 249, 250 e 251. Consulte um nutricionista para prescrição adequada de um planejamento alimentar individualizado que contenha os alimentos específicos para os seus objetivos nutricionais.


2 comentários:
Matéria muito boa,já era apaixonado por Canela, agora mesmo que vou consumir sem culpa. Hehe
Que interessante, não sabia que canela era tão benéfica para a saúde e vida, vou co sumir mais, parabéns pela matéria Ramon.
Postar um comentário